PALESTRA 11

Relação entre conceitos teóricos, currículo e organização de ensino.

Sobre a palestra:

Na elaboração de currículos escolares e projetos políticos pedagógicos é exigido que sejam evidenciados os pressupostos teóricos, os encaminhamentos metodológicos e os processos de avaliação. Todavia, nem sempre esses elementos são vistos de modo articulado e, assim, esses documentos acabam não orientando o trabalho pedagógico. Partindo dessa problemática, nesta palestra, o objetivo é destacar o papel fundamental que exerce os gestores na promoção dessa articulação e no alinhamento curricular entre os pressupostos assumidos no currículo e as ações de ensino e aprendizagem realizadas em sala de aula. No caso da Rede Municipal de Educação de Londrina, nas Diretrizes Curriculares afirma-se que o trabalho pedagógico se apoia na Teoria Histórico-Crítica visando o desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, considerando essa perspectiva de formação assumida por essa Rede, na palestra será destacado que para o alinhamento entre o que é exposto nas Diretrizes e a prática pedagógica é necessário: a) Identificar proximidades e distâncias entre o estabelecido na BNCC e a perspectiva da formação defendido pela Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-Cultural; b) compreender o que priorizar no currículo quando se fundamenta o trabalho  pedagógico na Pedagogia Histórico- Crítica e Teoria Histórico-Cultural. Conhecimentos que são necessários aos gestores para que possam orientar os professores em suas respectivas unidades de ensino.

27/10/2021 | 13h 30min


Nosso palestrante

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE-UEM). Desenvolve ações de ensino, pesquisa e formação continuada de professores nos seguintes temas: ensino e aprendizagem conceitual, didática, gestão escolar, Teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade. Ministra palestra sobre esses temas para redes estaduais e municipais de ensino. Realiza assessorias pedagógicas à escolas públicas e privadas. Foi coordenadora geral da reelaboração do Currículo Municipal de Maringá e de Cascavel. Bem como, assessorou a reelaboração do Currículo Municipal de Sarandi e Telêmaco Borba. É autora de 04 livros; 30 capítulos de livro e 38 artigos publicados em periódicos científicos da área de educação, além de vários trabalhos apresentados e publicados em Anais de Congressos Nacionais e Internacionais no campo da Educação. Orientou e orienta várias pesquisas em nível de mestrado e doutorado sobre a organização do ensino.

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